terça-feira, 7 de abril de 2009

HISTÓRIA DO BAIRRO DE VALERIA


O bairro de Valéria teve sua origem a partir do desmatamento de três fazendas existentes na área onde hoje esta localizado o bairro, pertencentes as famílias tradicionais: Schindller, Temporal e Omaque, dando origem a loteamentos e invasões.

O primeiro loteamento oficial do bairro do o Temporal. Outros loteamentos invasões surgiram sem estrutura, sendo o mais recente o da fazenda Omaque, originando a localidade da Boca da Mata. Onde hoje temos a localidade de Nova Brasília, as terras eram propriedade do CIA-Centro Industrial de Aratu. Concluímos que o bairro é composto de conglomerados de loteamentos, destacando-se como os mais importantes: Derba, Boca da Mata, Nova Brasília e Lagoa da Paixão.

Ate meados do ano de 1963, o bairro fazia parte do municipio de Lauro de Freitas, sendo a administração desse município responsável pela construção da AR-Administração Regional, hoje AR­XV, que incorpora os bairros de Valeria, Pirajá e Marechal Rondon. Essas informações justificam a não inclusão do bairro de Valeria em mapas da cidade de Salvador ate o ano de 1991.

Carente de saneamento básico em quase sua totalidade, o bairro vem carregando esse "fardo" ao longo de sua história, acrescido das deficiências nas áreas: educacional e de saúde.

Localização: Está situado à margem esquerda da rodovia BR-324, que liga a capital à cidade de Feira de Santana e a cerca de 23 quilômetros do centro da metrópole.

Curiosidade: A origem do nome "Valeria" deve-se ao fato de uma das filhas dos fazendeiros ter esse nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário